quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Fim-de-semana Express em Madrid

Para comemorar o nosso 8º ano de casados, decidimos mais uma vez fazer um passeio a dois, desta vez a Madrid uma cidade em que ambos já tínhamos estado de passagem  e que merecia mais atenção da nossa parte.

Como não podíamos tirar férias fomos numa sexta à noite e regressámos num domingo à noite.

Fomos pela TAP e correu tudo bem tirando o atraso de 1h na ida. No regresso viemos num avião pequenos da Portugalia.

Hotel

Escolhemos o Hotel Preciados que reservamos através do booking.com em Dezembro, altura em que comprei as passagens (foi presente de natal).
Adoramos o Hotel, é central, perto metro e de várias atracções diurnas e nocturnas, tem um bom pequeno-almoço e os quartos são confortáveis e espaçosos.

Transfer

O aeroporto tem metro e para nós foi a opção mais prática e barata. Os bilhetes têm um preço único e levam a qualquer lugar do centro. Estudem o vosso percurso AQUI

Ver e Fazer

Madrid é uma cidade super cosmopolita e cheia de coisas clássicas e contemporâneas para ver ou fazer.
Mas visto que tínhamos pouco tempo decidimos fazer uma coisa que só tínhamos feito uma vez num fim-de-semana express em Londres, e que por norma fugimos um pouco:
Comprar os bilhetes para o Bus Hop-on Hop-off de Madrid. Saiu a 25€ por pessoa, para dois dias. Valeu imenso a pena, pois como só queríamos ir aos pontos mais turísticos, assim evitamos comprar bilhetes de metro.
Outra vantagem deste sistema foi o facto de ter ar condicionado, pois estava um calor insuportável, o que nos condicionou um pouco os passeios. Andar a pé tornavas-se num suplicio...

Mesmo assim conseguimos ver:

Puertas de Acalá
Santiago de Barnabéu
Chueca

Ficou por ver muita coisa, mas decidimos que queríamos viver mais a cidade e não ir a museus, guardamos isso para quando formos com os miúdos.

O que vale a pena ver também:

Museu Reina Sofia
Museu do Prado
Museu Thyssen
Bairro das Letras
Circulo de Belas Artes

Comer

Madrid como Lisboa tem imensas opções clássicas e modernas, sempre com novos espaços  a abrir.
Como temos amigos que moram em Madrid, este fizeram algumas sugestões:

Lateral

Um restaurante moderno, e com tapas muito saborosas e diferentes.
Têm várias localizações, nós fomos ao da Plaza Santa Ana, que tem uma esplanada muito agradável.

Também é uma cadeia, com várias localizações, moderna e com boa comida

Restaurante tradicional, onde o ovos são a estrela. O Rei Juan Carlos é frequentador deste restaurante, mas apesar desta fama não é um restaurante extremamente caro.

Uma das tradições gastronómicas de Madrid é comer um Bacadillo ou uns Pinchos na Plaza Mayor. Esta foi uma boa opção que encontramos nesta praça cheia de esplanadas agradáveis mas muito turísticas. Comemos um Bocadillo de chouriço, e um de calamares, com batatas fritas e um refrigerante. É uma óptima opção para um almoço leve e típico, mas com qualidade.

Não é como o mercado de Campo de Ourique, onde os vendedores de fruta se misturam com os grandes Chef's nem espaçosos como o da Ribeira. É giro, mas pequeno para a afluência de pessoas que tem, Almoçamos um dos dias aqui, mas não conseguimos lugar sentados, e fomos de "banca" em banca" provando pequenas especialidades. Não é barato pois vamos comprando várias coisas pequenas que custam entre 2€ a 5€ cada e acabamos por gastar mais. Mas vale a experiência, pois a comida é boa. As bancas são variadas e recheadas de especialidades espanholas e não só.

É um franchaising, de Cafés com sanduíches, tapas e mais tarde com cocktails.
Renovou recentemente todas as lojas, para um design mais moderno. Gostamos muito. Fomos a um na noite que chegámos, para beber um copo e petiscar, este ficava perto das Puertas del Sol.

Soube a pouco por isso queremos voltar, mas em família.